Ir direto para o conteúdo
Logo Ceweb.br versão negativa
Logo NIC.brLogo CGI.br (versão negativa)

Todos na Web

Correspondência entre os critérios da WCAG 2.2 e os itens da ABNT NBR 17225

Introdução

A norma da ABNT 17225foi publicada no dia 11 de março de 2025, permitindo que a comunidade brasileira compreenda e obtenha conformidade com padrões internacionais de acessibilidade na Web de modo mais simples. Esses padrões são as diretrizes WCAG 2.2, um documento internacional que já tem uma versão em português e foi publicado como uma norma ISO ainda em 2025.

A familiaridade com as diretrizes internacionais facilita a compreensão da norma, mas para tornar essa tarefa ainda mais simples, o Ceweb.br publica este documento com o objetivo de identificar os critérios das diretrizes internacionais relacionados a cada item da norma ABNT 17225.

A norma não traz nada que seja exclusivo para a aplicação das diretrizes no Brasil. Isso significa que empresas e times de desenvolvimento que já contemplam as orientações internacionais já estão em conformidade com a norma brasileira. Este documento vai facilitar a verificação e comparação dos itens da norma com os critérios de sucesso das diretrizes WCAG 2.2.

A seguir, apresentamos uma série de considerações importantes sobre a norma da ABNT e as diretrizes internacionais de acessibilidade, com o objetivo de aproximar os dois documentos e facilitar a relação entre eles.

Diferenças estruturais

A primeira grande diferença entre a norma ABNT e o documento WCAG 2.2 é a apresentação dos itens para conformidade. Ambas têm agrupamentos distintos para contemplar todos os itens referentes à verificação de acessibilidade.

A norma apresenta os conteúdos como itens de verificação, por exemplo, por teclado, tabelas, cabeçalhos, links, formulários, etc. Já a WCAG agrupa os itens em princípios gerais e critérios de sucesso. Apesar da diferença na forma de agrupamento, todos os critérios de sucesso da WCAG estão contemplados na norma ABNT 17225.

Os itens de verificação da norma ABNT e os critérios de sucesso da WCAG são unidades testáveis utilizadas em avaliações de conformidade.

Eles podem ser aplicados em projetos, regulamentações e contratos para verificar se determinados aspectos de acessibilidade foram atendidos.

Outra diferença importante é que a norma ABNT 17225 inclui um checklist que facilita o processo de verificação da conformidade com a normativa. Além disso, há também um anexo dedicado a tratar sobre itens que podem ser problemáticos para a acessibilidade, onde é possível conhecer boas práticas para eliminar barreiras de acesso em componentes que comumente causam dificuldades para pessoas com deficiência, mas que são amplamente usados na Web, como CAPTCHA, biometria e outros recursos.

Níveis de conformidade

A documentação WCAG 2.2 tem três níveis de conformidade, sendo eles A, AA e AAA. A Norma ABNT 17225 apresenta um breve resumo do significado de cada nível da diretriz internacional em sua introdução:

  • Para conformidade de Nível A, a página da web satisfaz todos os critérios de sucesso de Nível A, ou é fornecida uma versão alternativa em conformidade com o Nível A. Este é o nível mais simples e oferece acessibilidade limitada. Ao atender esse nível de conformidade, um determinado número de pessoas com deficiência não encontra barreiras ao navegar na página.
  • Para conformidade de Nível AA, a página da web satisfaz todos os critérios de sucesso de Nível A e Nível AA, ou é fornecida uma versão alternativa em conformidade com o Nível AA. Este é o nível recomendado para a maioria do conteúdo web. Ao atender a esse nível de conformidade, um grande número de pessoas com deficiência não encontra barreiras ao navegar na página.
  • Para conformidade de Nível AAA, a página da web satisfaz todos os critérios de sucesso de Nível A, Nível AA e Nível AAA, ou é fornecida uma versão alternativa em conformidade com o Nível AAA. Este é o nível mais difícil de obter conformidade. Não é indicado adotá-lo como requisito para todo o conteúdo, porque nem sempre é possível atendê-lo. Ao atender a esse nível de conformidade, um número maior de pessoas com deficiência não encontra barreiras ao navegar na página.

Já a norma ABNT 17225 considera dois níveis de conformidade (regular e plena) e apresenta sua relação com os critérios de sucesso WCAG 2.2:

  • Conformidade regular: é atingida com o atendimento de todos os itens estabelecidos como requisitos. A conformidade regular está alinhada com o Nível de conformidade AA do WCAG 2.2, de forma que um site em conformidade regular com esta Norma está também em conformidade com os Níveis A e AA do WCAG 2.2, nível mínimo exigido (semelhantemente ao adotado internacionalmente).
  • Conformidade plena: abrange todos os requisitos e também as recomendações. Caso uma ou mais recomendações não sejam atendidas, é necessária uma justificativa razoável.

A adoção da conformidade regular contempla todos os critérios de sucesso nível A e AA, ainda assim, é recomendado contemplar também as recomendações da norma, que vão além do mínimo exigido e ajudam a tornar o site ou aplicação mais acessível para um número maior de pessoas.

Preferência por conformidade ampla

A norma ABNT 17225 foi desenvolvida de modo a incentivar a conformidade em níveis mais altos, mas caso isso não seja possível em determinado contexto, existem alternativas de ajuste que permitem tornar o conteúdo mais acessível. Em algumas situações, atender a conformidade com uma recomendação garante automaticamente a conformidade com um requisito. Quando estes casos acontecem, as recomendações trazem uma breve nota explicando essa relação.

Um bom exemplo para ilustrar esse cenário é o item 5.11.2 da norma relacionado a contraste para texto aprimorado, que é uma recomendação e está relacionado ao critério de sucesso WCAG 1.4.6 Contraste (melhorado). Esse item da norma diz que o contraste de texto deve ter uma relação de contraste de pelo menos 7:1 em relação ao fundo da aplicação. Ao cumprir essa recomendação, automaticamente o requisito 5.11.3 sobre contraste para texto (mínimo), que exige uma taxa de contraste de 4,5:1 entre o texto e fundo, será cumprido.

Em certos casos a norma aponta para evitar certos tipos de componentes que podem causar problemas de acessibilidade, recomendando que não existam em determinados cenários. Porém, caso existam, devem seguir orientações específicas.

Por exemplo, o item 5.2.5 da norma ABNT fala sobre imagens de texto. Ele é muito semelhante ao critério de sucesso 1.4.5 de imagens de texto das WCAG. A diferença é que a primeira linha do item da norma diz: "Não há imagens de texto", recomendando que não existam imagens de texto no conteúdo". Se não existirem imagens de texto, logo esse item está coberto e verificado. Caso existam imagens de texto, elas devem cumprir com alguma das outras proposições do item, similar ao que acontece com o critério de sucesso das WCAG.

O mesmo acontece com o critério de sucesso 1.4.2 das WCAGs sobre controle de áudio. A diretriz internacional diz que "se há um áudio que toca automaticamente na página por mais de 3 segundos deve existir uma forma de parar, pausar ou interromper o áudio". Já no item 5.14.7 da norma ABNT, para controle de áudio, a proposição principal é de que "não há áudio que toque automaticamente e dure mais de 3 segundos", direcionando a evitar esse tipo de comportamento na página. Caso existam áudios que toquem automaticamente por mais de 3 segundos, eles devem cumprir a proposição seguinte, que se assemelha ao critério de sucesso das WCAG.

Correspondência com os documentos de apoio das WCAG

Em alguns casos, os critérios de sucesso WCAG 2.2 são sucintos e exigem a consulta a documentos de apoio complementares, como o "Compreendendo os critérios de sucesso". Para facilitar esse processo de consulta, a norma ABNT 17225 lista alguns desses conteúdos explicativos para facilitar a compreensão do que deve ser feito para atender a cada critério de sucesso.

Por exemplo, o critério de sucesso WCAG 1.3.1, Informações e Relações, que trata do uso correto de semântica dos elementos HTML, é descrito em apenas um parágrafo no documento do W3C, acompanhado de uma longa lista de técnicas suficientes para cumprir a conformidade.

Na norma brasileira, porém, há 25 itens que detalham esse critério de sucesso de forma direta. Eles servem para abordar a estrutura de cabeçalhos, uso de regiões, listas, tabelas, etc. Isso torna a conformidade com a norma e com o documento WCAG 2.2 mais simples e prático.

Outros temas relevantes para a acessibilidade também aparecem na norma em seções específicas. Um exemplo é o critério 1.1.1, que trata de conteúdo não textual e inclui orientações sobre o CAPTCHA. Essas orientações estão descritas na parte da norma dedicada a itens problemáticos para a acessibilidade, com base nas informações do documento de apoio "Compreendendo o critério de sucesso 1.1.1", que explica as barreiras que o uso de CAPTCHA pode gerar.

Especificidades locais

Apesar de seguir rigorosamente a documentação internacional, alguns itens da norma ABNT podem apresentar informações referentes a especificações locais para sua conformidade.

Um exemplo é o caso do critério de sucesso WCAG 1.2.6 sobre língua de sinais que está relacionado ao item 5.14.6 da ABNT 17225, referente a janela de Libras para conteúdo em áudio. Além de adotar a língua brasileira de sinais (Libras) como referência, a norma também remete ao uso de "janela" de Libras, definido em detalhes na norma ABNT NBR 15.290.

Em resumo

  • A norma ABNT 17225 está totalmente alinhada com as exigências de conformidade dos padrões internacionais, oferecendo uma forma estruturada de aplicar essas diretrizes ao contexto brasileiro.
  • A norma reúne, em um único documento, os mesmos critérios de sucesso apresentados nas WCAG, organizados como itens de verificação. Além disso, ela inclui um checklist de conformidade, o que facilita a compreensão e o uso prático em avaliações e projetos.
  • Na maioria dos casos, os textos dos critérios de sucesso das WCAG e os textos dos itens de verificação da norma ABNT são similares ou bem parecidos.
  • A norma privilegia evitar componentes que causem barreiras de acesso para pessoas com deficiência. Caso esses componentes sejam necessários há orientações para que sejam acessíveis, inclusive, há uma seção de anexo específica para tratar sobre esses componentes comumente problemáticos, como CAPTCHA e biometria, trazendo boas práticas para evitar barreiras de acesso.
  • A ABNT 17225 incentiva o alcance de níveis mais altos de acessibilidade, por isso, contemplar as recomendações é recomendado sempre que possível, para garantir que mais pessoas sejam beneficiadas por experiências digitais mais acessíveis em sites e aplicações.

A seguir, estão listados todos os critérios de sucesso da WCAG 2.2 e seus respectivos itens de verificação correspondentes na norma ABNT 17225. São apresentados os textos descritivos de cada um dos critérios de sucesso, bem como dos itens de verificação na norma. Abaixo, um exemplo:

Exemplo explicativo de organização entre normas: o critério de sucesso 2.1.4 da WCAG 2.2 — Atalhos de teclado por caractere, nível A — é apresentado no topo com sua descrição, e logo abaixo aparecem os itens de verificação correspondentes a ele na ABNT NBR 17225, destacando o item 5.1.10 como recomendação e o item 5.1.11 como requisito.

Neste exemplo, o item 2.1.4 da WCAG tem dois itens da ABNT 17225 relacionados a ele, o item de verificação 5.1.10 e o item 5.1.11.

1.1.1 Conteúdo Não Textual - Nível A

Todo o conteúdo não textual que é exibido ao usuário tem uma alternativa textual que serve a um propósito equivalente, exceto para as situações indicadas abaixo.

  • Controles, Entrada: se o conteúdo não textual for um controle ou aceitar a entrada de dados por parte do usuário, então esse conteúdo não textual possui um nome que descreve a sua finalidade.
  • Mídias com base no tempo: se o conteúdo não textual consiste em mídia baseada em tempo, então as alternativas textuais fornecem, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual
  • Teste: se o conteúdo não textual for um teste ou um exercício, que ficaria inválido se fosse apresentado em texto, então as alternativas textuais fornecem, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual.
  • Sensorial: se a finalidade do conteúdo não textual for, essencialmente, criar uma experiência sensorial específica, então as alternativas textuais fornecem, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual.
  • CAPTCHA: se a finalidade do conteúdo não textual for confirmar que o conteúdo está sendo acessado por uma pessoa e não por um computador, então devem ser fornecidas alternativas textuais que identificam e descrevem a finalidade do conteúdo não textual. Formas alternativas de CAPTCHA, que utilizam modos de saída para diferentes tipos de percepção sensorial, devem ser apresentadas para atender diferentes deficiências.
  • Decoração, Formatação, Invisível: se o conteúdo não textual for meramente decorativo, se for utilizado apenas para formatação visual, ou se não for exibido aos usuários, então esse conteúdo não textual deve ser implementado de uma forma que possa ser ignorado pelas tecnologias assistivas.
5.2.1 Texto alternativo para imagens de conteúdo - Requisito

Todas as imagens que transmitem informação ou conteúdo relevante possuem texto alternativo que descreve essa informação ou conteúdo.

5.2.2 Texto alternativo para imagens funcionais - Requisito

Todas as imagens funcionais possuem texto alternativo que descreve a funcionalidade do elemento.

5.2.3 Texto alternativo para imagens decorativas - Requisito

Todas as imagens decorativas possuem texto alternativo vazio ou estão implementadas de outra forma, de modo que podem ser ignoradas por tecnologia assistiva.

5.2.4 Descrição para imagens complexas - Requisito

Todas as imagens complexas possuem texto alternativo que as identifica e têm descrição detalhada disponível na página (próximo à respectiva imagem) ou em outra página indicada.

5.2.5 Imagens de texto - Requisito

Não há imagens de texto; ou
Todas as imagens de texto são essenciais e possuem texto alternativo com o mesmo conteúdo; ou
é possível customizar as imagens de texto não essenciais e elas possuem texto alternativo com o mesmo conteúdo.

5.2.6 Texto alternativo para mapas de imagens - Requisito

Todos os mapas de imagens possuem texto alternativo para cada área interativa.

5.9.16 Validação sensorial ou por movimento - Requisito

Todo método de validação que exige uma percepção ou capacidade motora específica possui uma alternativa que não possui a mesma exigência.

1.2.1 Apenas áudio e Apenas Vídeo (Pré-gravado) - Nível A

Para as mídias de apenas áudio pré-gravados e mídias de vídeo (sem áudio) pré-gravados as regras seguintes são verdadeiras, exceto quando o áudio ou o vídeo é uma mídia alternativa para o texto e está claramente identificado como tal:

  • Apenas áudio pré-gravado: é fornecida uma alternativa para mídia com base em tempo que apresenta informação equivalente para o conteúdo composto por apenas áudio pré-gravado.
  • Apenas vídeo pré-gravado: é fornecida uma alternativa em mídia com base em tempo ou uma faixa de áudio que apresenta informação equivalente para o conteúdo apenas de vídeo pré-gravado.
5.14.1 Alternativa em texto para áudio - Requisito

Todo áudio pré-gravado tem uma alternativa em texto que transcreve todo o seu conteúdo; ou
O áudio é uma alternativa para um vídeo sem áudio ou texto equivalente e está claramente identificado como tal.

5.14.3 Transcrição para vídeo - Recomendação

Todo conteúdo em vídeo pré-gravado tem uma alternativa em texto que transcreve todo o seu conteúdo, visual e sonoro.

5.14.4 Audiodescrição para vídeo - Requisito

Todos os vídeos pré-gravados têm audiodescrição para todo o conteúdo visual; ou
O áudio original é suficiente para a compreensão do conteúdo do vídeo sem o uso da visão.

1.2.2 Legendas (Pré-gravadas) - Nível A

São fornecidas legendas para todo conteúdo de áudio pré-gravado em mídia sincronizada, exceto quando a mídia for uma alternativa para texto e for claramente identificada como tal.

5.14.2 Legendas descritivas para vídeo - Requisito

Todo vídeo com áudio pré-gravado tem legendas descritivas disponíveis e equivalentes ao conteúdo do áudio; ou
O vídeo é uma alternativa para um texto equivalente e está claramente identificado como tal.

1.2.3 Audiodescrição ou Mídia Alternativa (Pré-gravada) - Nível A

Uma alternativa para mídia com base em tempo ou uma audiodescrição do conteúdo em vídeo pré-gravado é fornecida para mídia sincronizada, exceto quando a mídia é uma alternativa ao texto e for claramente identificada como tal.

5.14.3 Transcrição para vídeo - Recomendação

Todo conteúdo em vídeo pré-gravado tem uma alternativa em texto que transcreve todo o seu conteúdo, visual e sonoro.

5.14.4 Audiodescrição para vídeo - Requisito

Todos os vídeos pré-gravados têm audiodescrição para todo o conteúdo visual; ou
O áudio original é suficiente para a compreensão do conteúdo do vídeo sem o uso da visão.

5.14.5 Audiodescrição estendida para vídeo - Recomendação

Todo conteúdo em vídeo pré-gravado, cujas pausas não sejam suficientes para audiodescrição, tem uma versão com audiodescrição estendida para todo o vídeo.

1.2.4 Legendas (Ao Vivo) - Nível AA

São fornecidas legendas para todo o conteúdo do áudio ao vivo em mídia sincronizada.

5.14.9 Legendas para áudio e vídeo ao vivo - Requisito

Todo conteúdo em áudio ou áudio e vídeo ao vivo tem legendas disponíveis.

1.2.5 Audiodescrição (Pré-gravada) - Nível AA

é fornecida audiodescrição para todo o conteúdo de vídeo pré-gravado em mídia sincronizada.

5.14.4 Audiodescrição para vídeo - Requisito

Todos os vídeos pré-gravados têm audiodescrição para todo o conteúdo visual; ou
O áudio original é suficiente para a compreensão do conteúdo do vídeo sem o uso da visão.

5.14.5 Audiodescrição estendida para vídeo - Recomendação

Todo conteúdo em vídeo pré-gravado, cujas pausas não sejam suficientes para audiodescrição, tem uma versão com audiodescrição estendida para todo o vídeo.

1.2.6 Língua de Sinais (Pré-gravada) - Nível AAA

é fornecida interpretação em língua de sinais para todo o conteúdo de áudio pré-gravado em mídia sincronizada.

5.14.6 Janela de Libras para conteúdo em áudio - Recomendação

Janela de Libras está disponível em todo o conteúdo de áudio pré-gravado em mídia sincronizada.

1.2.7 Audiodescrição Estendida (Pré-gravada) - Nível AAA

Quando as pausas no áudio de primeiro plano forem insuficientes para permitir que as audiodescrições transmitam o sentido do vídeo, é fornecida uma audiodescrição estendida para todo o vídeo pré-gravado no conteúdo em mídia sincronizada.

5.14.5 Audiodescrição estendida para vídeo - Recomendação

Todo conteúdo em vídeo pré-gravado, cujas pausas não sejam suficientes para audiodescrição, tem uma versão com audiodescrição estendida para todo o vídeo.

1.2.8 Mídia Alternativa (Pré-gravada) - Nível AAA

é fornecida uma alternativa para mídia com base em tempo para todo o conteúdo em mídia sincronizada pré-gravada e em mídia de apenas vídeo pré-gravado.

5.14.3 Transcrição para vídeo - Recomendação

Todo conteúdo em vídeo pré-gravado tem uma alternativa em texto que transcreve todo o seu conteúdo, visual e sonoro.

1.2.9 Apenas áudio (Ao Vivo) - Nível AAA

é fornecida uma alternativa para mídia com base em tempo que apresenta informações equivalentes para conteúdo apenas de áudio ao vivo.

5.14.10 Transcrição para áudio ao vivo - Recomendação

Existe uma transcrição para todo o conteúdo em áudio ao vivo.

1.3.1 Informações e Relações - Nível A

As informações, a estrutura,e os relacionamentos transmitidos através de apresentação podem ser determinadas programaticamente ou estão disponíveis no texto.

5.3.1 Semântica de cabeçalho - Requisito

Todos os cabeçalhos possuem semântica determinada programaticamente.

5.3.2 Uso de cabeçalhos - Requisito

Todos os cabeçalhos são utilizados para identificar seções de conteúdo.

5.3.5 Estrutura de cabeçalhos - Requisito

Todos os cabeçalhos seguem uma estrutura hierárquica, lógica e semântica.

5.4.1 Semântica de região - Requisito

Todas as regiões da página possuem semântica determinada programaticamente e condizente com a sua função e tipo de conteúdo.

5.4.2 Uso de regiões - Requisito

Todas as regiões são utilizadas para organizar os conteúdos da página de acordo com o tipo de conteúdo.

5.4.4 Regiões únicas - Recomendação

Não há mais do que uma região do tipo 'header'/'banner', 'main' ou 'footer'/'contentinfo'.

5.4.5 Regiões identificadas unicamente - Requisito

Todas as regiões do mesmo tipo possuem um nome acessível único que as identifica.

5.5.1 Semântica de lista - Requisito

Todas as listas possuem semântica determinada programaticamente e condizente com o tipo de relação entre os itens (ordenada, não ordenada e de definições).

5.5.2 Uso de listas - Requisito

Todas as listas são utilizadas para agrupamento de itens de mesma natureza.

5.6.1 Semântica de tabela - Requisito

Todas as tabelas de dados possuem semântica determinada programaticamente.

5.6.2 Uso de Tabelas - Requisito

Todas as tabelas são utilizadas para apresentar dados tabulares. Não há tabelas de leiaute; ou
Todas as tabelas de leiaute não possuem semântica determinada.

5.6.3 Cabeçalhos de tabela - Requisito

Todas as células de dados de uma tabela estão associadas com os respectivos cabeçalhos de linha e coluna de forma programaticamente determinada.

5.6.5 Título de tabela associado - Requisito

Todos os títulos ou legendas de tabela estão associados à respectiva tabela de forma programaticamente determinada.

5.7.1 Semântica de link - Requisito

Todos os links possuem semântica determinada programaticamente.

5.7.2 Uso de links - Requisito

Todos os links são utilizados para navegação.

5.8.1 Semântica de botão - Requisito

Todos os botões possuem semântica determinada programaticamente.

5.8.2 Uso de botões - Requisito

Todos os botões são utilizados para acionar uma funcionalidade.

5.9.2 Rótulo de campo previsível - Requisito

Todos os rótulos estão posicionados de maneira previsível em relação aos respectivos campos de formulário.

5.9.3 Rótulo de campo associado - Requisito

Todos os rótulos estão associados aos respectivos campos de formulário de forma programaticamente determinada.

5.9.6 Campos relacionados - Requisito

Todos os campos de entrada relacionados possuem agrupamento determinado programaticamente.

5.12.8 Semântica de texto especial - Requisito

Todos os trechos de texto de ênfase, citação, abreviação ou outro tipo de texto especial possuem semântica determinada programaticamente.

5.12.9 Uso de texto especial - Requisito

Todos os trechos de texto de ênfase, citação, abreviação ou texto especial são utilizados para transmitir esses propósitos.

5.13.4 Título do frame - Requisito

Todo frame ou iframe possui um título único, que o identifica.

5.13.11 Elementos nativos - Recomendação

Todos os componentes da página utilizam elementos nativos.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também os itens 5.13.12, Semântica de componentes customizados, e 5.13.13, Estados, propriedades e valores de componentes customizados.

5.13.12 Semântica de componentes customizados - Requisito

Todos os componentes customizados possuem semântica, incluindo função, estados, propriedades e valores, determinada programaticamente, incluindo as alterações desses itens.

1.3.2 Sequência com Significado - Nível A

Quando a sequência na qual o conteúdo é apresentado afeta o seu significado, uma sequência de leitura correta pode ser determinada programaticamente.

5.9.2 Rótulo de campo previsível - Requisito

Todos os rótulos estão posicionados de maneira previsível em relação aos respectivos campos de formulário.

5.10.2 Ordem de apresentação - Requisito

A apresentação dos elementos conforme aparecem na tela é tal que preserva o significado e a operabilidade.

5.13.6 Ordem de leitura - Requisito

A ordem dos elementos conforme aparecem no código é lógica e intuitiva, de modo que preserva o significado e a operabilidade.

1.3.3 Características Sensoriais - Nível A

As instruções fornecidas para compreender e utilizar o conteúdo não dependem somente das características sensoriais dos componentes, tais como forma, cor, tamanho, localização visual, orientação ou som.

5.8.15 Controles com retorno - Recomendação

Todos os controles têm um retorno (feedback) perceptível ao usuário quando são acionados.

5.10.1 Características sensoriais - Requisito

Não há instruções para compreender e utilizar o conteúdo que dependem somente das características sensoriais dos componentes, como forma, cor, tamanho, localização visual, orientação e som.

1.3.4 Orientação - Nível AA

O conteúdo não restringe sua visualização e operação a uma única orientação de exibição, como retrato ou paisagem, a menos que uma orientação de exibição específica seja essencial.

5.10.3 Orientação de exibição - Requisito

O conteúdo não restringe sua visualização e operação a uma única orientação de exibição, como de retrato ou paisagem; ou
A orientação específica de exibição é essencial.

1.3.5 Identificar o Propósito de Entrada - Nível AA

A finalidade de cada campo de entrada que coleta informações sobre o usuário pode ser determinada programaticamente quando:

  • O campo de entrada atende à finalidade identificada na seção Finalidades de Entrada para Componentes de Interface de Usuário; e
  • O conteúdo é implementado por meio do uso de tecnologias com suporte para identificar o significado esperado para os dados de entrada do formulário.
5.9.8 Tipo de dado determinado - Requisito

Todos os campos de entrada têm seu tipo de dado determinado programaticamente.

1.3.6 Identificar o Propósito - Nível AAA

Em conteúdo implementado com linguagens de marcação, a finalidade dos componentes de interface de usuário, ícones e regiões podem ser determinados programaticamente.

5.4.1 Semântica de região - Requisito

Todas as regiões da página possuem semântica determinada programaticamente e condizente com a sua função e tipo de conteúdo.

5.4.2 Uso de regiões - Requisito

Todas as regiões são utilizadas para organizar os conteúdos da página de acordo com o tipo de conteúdo.

5.4.3 Conteúdo em regiões - Recomendação

Todo o conteúdo está contido em regiões.

5.4.4 Regiões únicas - Recomendação

Não há mais do que uma região do tipo 'header'/'banner', 'main' ou 'footer'/'contentinfo'.

5.13.9 Propósito identificável - Recomendação

A finalidade dos componentes da interface do usuário, ícones e regiões pode ser determinada programaticamente.

1.4.1 Uso de Cores - Nível A

A cor não é utilizada como o único meio visual de transmitir informações, indicar uma ação, pedir uma resposta ou distinguir um elemento visual.

5.11.1: Uso de cores - Requisito

Não há elementos que fazem uso somente de cores para transmitir informações, indicar uma ação, pedir uma resposta ou distinguir um elemento visual.

1.4.2 Controle de áudio - Nível A

Se qualquer áudio em uma página web tocar automaticamente durante mais de 3 segundos, deve estar disponível um mecanismo para fazer uma pausa ou parar o áudio, ou um mecanismo para controlar o volume do áudio, independentemente do nível de volume total do sistema.

5.14.7: Controle de áudio - Requisito

Não há áudio que toque automaticamente e dure mais que 3 s; ou
Existe um mecanismo para pausar, parar, silenciar ou ajustar o seu volume sem afetar o volume geral do sistema.

1.4.3 Contraste (Mínimo) - Nível AA

A apresentação visual de texto e imagens de texto tem uma relação de contraste de, no mínimo, 4.5:1, exceto para o seguinte:

  • Texto ampliado: texto em tamanho grande e as imagens compostas por texto em tamanho grande têm uma relação de contraste de, no mínimo, 3:1;
  • Texto em plano secundário: o texto ou imagens de texto que fazem parte de um componente de interface de usuário inativo, que são meramente decorativos, que não estão visíveis para ninguém, ou que são parte de uma imagem que inclui outro conteúdo visual significativo, não têm requisito de contraste.
  • Logotipos: o texto que faz parte de um logotipo ou marca comercial não tem requisito mínimo de contraste.
5.11.2 Contraste para texto (aprimorado) - Recomendação

Todo conteúdo de texto, incluindo imagens de texto, tem relação de contraste de pelo menos 7:1 com o fundo; ou
O conteúdo de texto está em tamanho grande e tem relação de contraste de pelo menos 4,5:1 com o fundo; ou
O texto faz parte de um logotipo ou está em plano secundário.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.11.3, Contraste para texto (mínimo).

5.11.3: Contraste para texto (mínimo) - Requisito

Todo conteúdo de texto, incluindo imagens de texto, tem relação de contraste de pelo menos 4,5:1 com o fundo; ou
O conteúdo de texto está em tamanho grande e tem relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo; ou
O texto faz parte de um logotipo ou está em plano secundário.

1.4.4 Redimensionar Texto - Nível AA

Exceto para legendas e imagens de texto, o texto pode ser redimensionado sem tecnologia assistiva até 200 por cento sem perda de conteúdo ou funcionalidade.

5.12.7 Texto redimensionado - Requisito

Não há perda de conteúdo ou funcionalidade quando o texto é redimensionado sem o uso de recursos de tecnologia assistiva em até 200 %, de modo que o usuário não precisa rolar horizontalmente para ler uma linha de texto em uma janela de tela inteira.

5.13.5 Zoom não bloqueado - Requisito

A página não bloqueia o recurso de zoom do agente de usuário.

1.4.5 Imagens de Texto - Nível AA

Se as tecnologias que estiverem sendo utilizadas puderem proporcionar a apresentação visual, é utilizado texto para transmitir informações em vez de imagens de texto exceto para o seguinte:

  • Personalizável: a imagem de texto pode ser visualmente personalizada de acordo com os requisitos do usuário;
  • Essencial: uma determinada apresentação de texto é essencial para as informações que serão transmitidas.
5.2.5 Imagens de texto - Requisito

Não há imagens de texto; ou
Todas as imagens de texto são essenciais e possuem texto alternativo com o mesmo conteúdo; ou
é possível customizar as imagens de texto não essenciais e elas possuem texto alternativo com o mesmo conteúdo.

1.4.6 Contraste (Melhorado) - Nível AAA

A apresentação visual do texto e imagens de texto tem uma relação de contraste de, no mínimo, 7:1, exceto para as seguintes situações:

  • Texto ampliado: texto em tamanho grande e as imagens compostas por texto em tamanho grande têm uma relação de contraste de, no mínimo, 4.5:1;
  • Texto em plano secundário: texto ou as imagens de texto que fazem parte de um componente de interface de usuário inativo, que são meramente decorativos, que não estão visíveis para ninguém, ou que fazem parte de uma imagem que inclui outro conteúdo visual significativo, não têm requisito de contraste.
  • Logotipos: o texto que faz parte de um logotipo ou marca comercial não tem requisito de contraste.
5.11.2 Contraste para texto (aprimorado) - Recomendação

Todo conteúdo de texto, incluindo imagens de texto, tem relação de contraste de pelo menos 7:1 com o fundo; ou
O conteúdo de texto está em tamanho grande e tem relação de contraste de pelo menos 4,5:1 com o fundo; ou
O texto faz parte de um logotipo ou está em plano secundário.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.11.3,

Contraste para texto (mínimo).

1.4.7 áudio de Fundo Baixo ou Sem áudio de Fundo - Nível AAA

Para conteúdo composto por apenas áudio pré-gravado que (1) contenha essencialmente fala em primeiro plano, (2) não seja um CAPTCHA de áudio ou logotipo de áudio, e (3) não seja vocalização com o objetivo de ser, essencialmente, expressão musical, tal como canto ou canto rítmico (rapping), no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:

  • Sem fundo: o áudio não contém sons de fundo.
  • Desligar: os sons de fundo podem ser desligados.
  • 20 dB: os sons de fundo são, no mínimo, 20 decibéis mais baixos que o conteúdo da voz em primeiro plano, com a exceção de sons ocasionais que duram apenas um ou dois segundos.
5.14.8 áudio sem ruído - Recomendação

Não há conteúdo em áudio que possua sons de fundo; ou
Não há conteúdo em áudio focado principalmente na fala ou no discurso, com a presença de sons de fundo que possam distrair ou interferir na compreensão do conteúdo; ou
O áudio é uma vocalização com intenção de expressão musical ou parte de um CAPTCHA; ou
Há um mecanismo para desligar os sons de fundo; ou
Os sons de fundo têm volume que não interferem no som principal.

1.4.8 Apresentação Visual - Nível AAA

Para a apresentação visual de blocos de texto, um mecanismo está disponível para se obter o seguinte:

  • As cores do primeiro plano e do plano de fundo podem ser selecionadas pelo usuário.
  • A largura não tem mais do que 80 caracteres ou glifos (40 se CJK)
  • O texto não é justificado (alinhado a ambas as margens esquerda e direita).
  • O espaçamento entre linhas (principal) tem, no mínimo, um espaço e meio nos parágrafos, e o espaçamento entre parágrafos é, no mínimo, 1,5 vezes maior do que o espaçamento entre linhas.
  • O texto pode ser redimensionado sem tecnologia assistiva até 200 por cento, de um modo que o usuário não necessite rolar horizontalmente para ler uma linha de texto em uma janela em tela cheia.
5.12.1 Espaçamento entre as linhas - Requisito

Todos os blocos de texto têm espaçamento entre as linhas (entrelinhas) de pelo menos 1,5 vez o tamanho da fonte; ou
Existe um mecanismo para configurar o espaçamento e não há perda de conteúdo ou funcionalidade quando o critério acima é cumprido.

5.12.2 Espaçamento entre os parágrafos - Requisito

Todos os parágrafos têm espaçamento entre si de pelo menos 2 vezes o tamanho da fonte; ou
Existe um mecanismo para configurar o espaçamento e não há perda de conteúdo ou funcionalidade quando o critério acima é cumprido.

5.12.5 Alinhamento de blocos de texto - Recomendação

Todos os blocos de texto estão alinhados à esquerda para idiomas que são lidos da esquerda para a direita; e
Todos os blocos de texto estão alinhados à direita para idiomas que são lidos da direita para a esquerda; ou
O alinhamento é essencial para a compreensão do conteúdo.

5.12.6 Largura de blocos de texto - Requisito

A largura dos blocos de texto não ultrapassa 80 caracteres (40 caracteres, se o idioma for chinês, japonês ou coreano); ou
Existe um mecanismo para configurar a largura dos blocos de texto e alcançar esse resultado.

5.12.7 Texto redimensionado - Requisito

Não há perda de conteúdo ou funcionalidade quando o texto é redimensionado sem o uso de recursos de tecnologia assistiva em até 200 %, de modo que o usuário não precisa rolar horizontalmente para ler uma linha de texto em uma janela de tela inteira.

1.4.9 Imagens de Texto (sem exceção) - Nível AAA

As imagens de texto só são utilizadas por questões meramente decorativas ou quando uma determinada apresentação de texto é essencial para a informação que está sendo transmitida.

5.2.5 Imagens de texto - Requisito

Não há imagens de texto; ou
Todas as imagens de texto são essenciais e possuem texto alternativo com o mesmo conteúdo; ou
é possível customizar as imagens de texto não essenciais e elas possuem texto alternativo com o mesmo conteúdo.

1.4.10 Realinhar - Nível AA

O conteúdo pode ser apresentado sem perda de informação ou funcionalidade e sem exigir rolagem em duas dimensões para:

  • Conteúdo de rolagem vertical com largura equivalente a 320 pixels CSS;
  • Conteúdo de rolagem horizontal com altura equivalente a 256 pixels CSS.

Exceto para partes do conteúdo que requerem layout bidimensional para uso ou significado.

5.10.4 Design responsivo - Requisito

Não há perda de informação ou funcionalidade, nem barra de rolagem em duas dimensões para conteúdo de rolagem horizontal apresentado com altura equivalente a 256 pixels CSS; ou
Não há perda de informação ou funcionalidade, nem barra de rolagem em duas dimensões para conteúdo de rolagem vertical apresentado com largura equivalente a 320 pixels CSS; ou
O conteúdo exige leiaute bidimensional para uso ou significado (por exemplo, mapas, diagramas, vídeos, jogos, apresentações, tabelas de dados e interfaces).

5.12.6 Largura de blocos de texto - Requisito

A largura dos blocos de texto não ultrapassa 80 caracteres (40 caracteres, se o idioma for chinês, japonês ou coreano); ou
Existe um mecanismo para configurar a largura dos blocos de texto e alcançar esse resultado.

5.13.5 Zoom não bloqueado - Requisito

A página não bloqueia o recurso de zoom do agente de usuário.

1.4.11 Contraste Não Textual - Nível AA

A apresentação visual a seguir tem uma relação de contraste de pelo menos 3:1 contra cor(es) adjacente(s):

  • Componentes de interface de usuário: informações visuais necessárias para identificar estados e componentes de interface de usuário, exceto para componentes inativos ou quando a aparência do componente é determinada pelo agente de usuário e não é modificada pelo autor;
  • Objetos gráficos: partes de gráficos necessárias para entender o conteúdo, exceto quando uma apresentação específica de gráficos é essencial para as informações que estão sendo transmitidas.
5.11.4 Contraste para componentes - Requisito

Todos os componentes de interface têm relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo e entre seus estados; ou
O componente está em estado inativo.

5.11.5 Contraste para objetos gráficos - Requisito

Todas as partes de objetos gráficos necessárias para compreender o conteúdo têm relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo e entre si; ou
A apresentação específica dos objetos gráficos é essencial para a informação transmitida.

5.11.6 Contraste para indicador de foco visível - Requisito

O indicador de foco visível dos elementos focáveis tem relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo e entre os estados em foco e sem foco.

1.4.12 Espaçamento de Texto - Nível AA

No conteúdo implementado usando linguagens de marcação que suportam as seguintes propriedades de estilo de texto, nenhuma perda de conteúdo ou funcionalidade ocorre pela configuração de todos os itens a seguir e pela alteração de nenhuma outra propriedade de estilo:

  • Altura da linha (espaçamento entre linhas) de pelo menos 1,5 vezes o tamanho da fonte;
  • Espaçamento entre os parágrafos subsequentes de pelo menos 2 vezes o tamanho da fonte;
  • Espaçamento entre letras de pelo menos 0,12 vezes o tamanho da fonte;
  • Espaçamento entre palavras de pelo menos 0,16 vezes o tamanho da fonte.

Exceção: linguagens humanas e escritas (scripts) que não fazem uso de uma ou mais dessas propriedades de estilo de texto em textos escritos podem estar em conformidade usando apenas as propriedades existentes para essa combinação de linguagem e script.

5.12.1 Espaçamento entre as linhas - Requisito

Todos os blocos de texto têm espaçamento entre as linhas (entrelinhas) de pelo menos 1,5 vez o tamanho da fonte; ou
Existe um mecanismo para configurar o espaçamento e não há perda de conteúdo ou funcionalidade quando o critério acima é cumprido.

5.12.2 Espaçamento entre os parágrafos - Requisito

Todos os parágrafos têm espaçamento entre si de pelo menos 2 vezes o tamanho da fonte; ou
Existe um mecanismo para configurar o espaçamento e não há perda de conteúdo ou funcionalidade quando o critério acima é cumprido.

5.12.3 Espaçamento entre as letras - Requisito

Todos os blocos de texto têm espaçamento entre as letras (rastreamento) de pelo menos 0,12 vez o tamanho da fonte; ou
Existe um mecanismo para configurar o espaçamento e não há perda de conteúdo ou funcionalidade quando o critério acima é cumprido.

5.12.4 Espaçamento entre as palavras - Requisito

Todos os blocos de texto têm espaçamento entre as palavras de pelo menos 0,16 vez o tamanho da fonte; ou
Existe um mecanismo para configurar o espaçamento e não há perda de conteúdo ou funcionalidade quando o critério acima é cumprido.

1.4.13 Conteúdo em foco por mouse ou teclado - Nível AA

Quando a ação de receber e então remover o ponteiro do mouse ou o foco do teclado aciona conteúdo adicional tornando-o visível e então oculto, os itens a seguir são verdadeiros:

  • Descartável: um mecanismo está disponível para descartar conteúdo adicional sem mover o ponteiro do mouse ou o foco do teclado, a menos que o conteúdo adicional comunique um erro de entrada ou não oculte ou substitua outro conteúdo;
  • Flutuante (passar o cursor sobre): se ao passar sobre o conteúdo adicional, o ponteiro do mouse puder acioná-lo, então o ponteiro poderá ser movido sobre o conteúdo adicional sem que o conteúdo adicional desapareça;
  • Persistente: o conteúdo adicional permanece visível até que o gatilho de foco do mouse ou do teclado seja removido, o usuário o descarte ou sua informação não seja mais válida.

Exceção: a apresentação visual do conteúdo adicional é controlada pelo agente de usuário e não é modificada pelo autor.

5.1.7 Conteúdo adicional - Recomendação

Não há conteúdo adicional que seja exibido somente pelo foco do teclado ou posicionamento do cursor.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também os itens 5.1.8, Conteúdo adicional persistente, e 5.1.9, Conteúdo adicional dispensável.

5.1.8 Conteúdo adicional persistente - Requisito

Todo conteúdo adicional exibido por foco do teclado ou posicionamento do cursor permanece visível até que o usuário retire o foco, posicione o cursor fora do componente ou dispense-o de outra forma, ou até que a informação transmitida pelo conteúdo deixe de ser válida.

5.1.9 Conteúdo adicional dispensável - Requisito

Todo conteúdo adicional exibido por foco do teclado ou posicionamento do cursor pode ser dispensado sem a necessidade de retirar o foco ou reposicionar o cursor; ou
O conteúdo adicional exibido comunica um erro de entrada, ou não oculta ou substitui outro conteúdo.

2.1.1 Teclado - Nível A

Toda a funcionalidade do conteúdo é operável através de uma interface de teclado sem exigir o pressionamento de teclas individuais em tempos específicos, exceto quando a função subjacente requer entrada de dados que dependa do caminho do movimento do usuário e não apenas dos pontos finais.

5.1.5 Uso de foco - Recomendação

Todos os elementos focáveis são utilizados para interação.

5.1.12 Acessibilidade por teclado total - Recomendação

Todas as funcionalidades da página são acessíveis com o teclado, sem exceção.

NOTA Cumprindo o descrito nesta subseção, cumpre-se também o requisito 5.1.13, Acessibilidade por teclado parcial.

5.1.13 Acessibilidade por teclado parcial - Requisito

Todas as funcionalidades da página que não são acessíveis pelo teclado não admitem modo de operação equivalente utilizando somente o teclado (por exemplo, desenho à mão livre).

5.1.15 Comportamento de componentes customizados - Recomendação

Todos os componentes customizados possuem comportamento previsível.

NOTA Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.1.16, Instruções para componentes customizados.

2.1.2 Sem bloqueio de teclado - Nível A

Se o foco do teclado puder ser movido para um componente da página utilizando uma interface de teclado, então o foco pode ser retirado desse componente utilizando apenas uma interface de teclado e, se for necessário mais do que as setas do cursor ou tabulação ou outros métodos de saída normalmente utilizados, o usuário deve ser informado sobre o método para retirar o foco.

5.1.6 Armadilha de foco - Requisito

Não há componentes que bloqueiam, impedem ou interrompem a navegação por teclado.

2.1.3 Teclado (Sem exceção) - Nível AAA

Toda a funcionalidade do conteúdo é operável através de uma interface de teclado sem exigir o pressionamento de teclas individuais em tempos específicos.

5.1.5 Uso de foco - Recomendação

Todos os elementos focáveis são utilizados para interação.

5.1.12 Acessibilidade por teclado total - Recomendação

Todas as funcionalidades da página são acessíveis com o teclado, sem exceção.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.1.13, Acessibilidade por teclado parcial.

5.1.15 Comportamento de componentes customizados - Recomendação

Todos os componentes customizados possuem comportamento previsível.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.1.16, Instruções para componentes customizados.

2.1.4 Atalhos de teclado por caractere - Nível A

Se um atalho de teclado é implementado no conteúdo utilizando apenas letras (incluindo letras maiúsculas e minúsculas), pontuação, números ou símbolos, então ao menos um dos itens é verdadeiro:

  • Desativar: um mecanismo está disponível para desativar o atalho;
  • Remapear: um mecanismo está disponível para remapear o atalho para usar um ou mais caracteres de teclado não imprimíveis (por exemplo, Ctrl, Alt etc);
  • Ativo apenas quando recebe o foco: o atalho do teclado para um componente de interface de usuário está ativo apenas quando esse componente está em foco.
5.1.10 Atalhos de teclado - Recomendação

Não há atalhos de teclado que utilizam uma única tecla, de forma que sempre haja a presença de uma tecla modificadora (como Ctrl ou Alt).
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.1.11, Atalhos de teclado sem tecla modificadora.

5.1.11 Atalhos de teclado sem tecla modificadora - Requisito

Há um mecanismo simples para desativar ou remapear o atalho de teclado sem tecla modificadora; ou
O atalho só é acionado quando um componente específico está em foco.

2.2.1 Tempo ajustável - Nível A

Para cada limite de tempo definido pelo conteúdo, ao menos um dos itens é verdadeiro:

  • Desligar: O usuário pode desligar o limite de tempo antes de atingi-lo; ou
  • Ajustar: O usuário pode ajustar o limite de tempo antes de atingi-lo em um amplo intervalo que seja pelo menos dez vezes maior que a duração da configuração padrão; ou
  • Prolongar: O usuário é avisado antes de o tempo expirar e tem, no mínimo, 20 segundos para prolongar o limite de tempo com uma simples ação (por exemplo, "pressionar a barra de espaços"), e o usuário pode prolongar o limite de tempo, no mínimo, dez vezes; ou
  • Exceção em Tempo Real: O limite de tempo é uma parte necessária de um evento em tempo real (por exemplo, um leilão), e não é possível nenhuma alternativa ao limite de tempo; ou
  • Exceção Essencial: O limite de tempo é essencial e prolongá-lo invalidaria a atividade; ou
  • Exceção de 20 Horas: O limite de tempo é superior a 20 horas.
5.16.1 Limite de tempo - Recomendação

Não há evento ou atividade no conteúdo com limite de tempo; ou
O limite de tempo não é parte essencial do evento ou da atividade; ou
O conteúdo é uma mídia sincronizada não interativa ou um evento em tempo real.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.16.2, Limite de tempo ajustável.

5.16.2 Limite de tempo ajustável - Requisito

Há um mecanismo para desligar, ajustar ou estender o limite de tempo antes de atingi-lo; ou
O limite de tempo é intrínseco ao conteúdo, essencial ou superior a 20 h.

5.16.5 Reautenticação - Recomendação

Não há perda de dados quando uma sessão autenticada expira. O usuário pode continuar a atividade sem perda de dados após a nova autenticação; ou
A perda de dados é essencial.

5.16.6 Tempo de inatividade - Recomendação

Não há perda de dados quando um limite de tempo de inatividade do usuário é atingido; ou
Há um aviso sobre o limite de tempo de inatividade do usuário antes da perda de dados; ou
O limite de tempo de inatividade do usuário sem perda de dados é de pelo menos 20 h.

2.2.2 Colocar em pausa, parar, ocultar - Nível A

Para informações em movimento, em modo intermitente ou piscando, rolando ou em atualização automática, todas as seguintes afirmativas são verdadeiras:

  • Informações em movimento, piscando, rolando: Para qualquer informação que se mova, pisque ou role e que (1) sejam iniciadas automaticamente, (2) durem mais de cinco segundos e (3) sejam apresentadas em paralelo com outro conteúdo, deve haver um mecanismo que permita ao usuário pausar,parar ou ocultar, a menos que o movimento, o piscar ou a rolagem façam parte de uma atividade em que isso seja essencial; e
  • Em atualização automática: Para quaisquer informações em atualização automática, que (1) sejam iniciadas automaticamente e (2) sejam apresentadas em paralelo com outro conteúdo, existe um mecanismo para o usuário colocar em pausa, parar ou ocultar as mesmas, ou controlar a frequência da atualização, a menos que a atualização automática faça parte de uma atividade, onde é essencial.
5.15.1 Controle de animação - Requisito

Não há animação que inicie automaticamente, dure mais que 5 s e seja apresentada em paralelo com outro conteúdo; ou
Existe um mecanismo para pausar, parar ou ocultar a animação; ou
A animação é essencial para a atividade.

5.16.3 Controle de atualização - Requisito

Não há atualização que inicie automaticamente e seja apresentada em paralelo com outro conteúdo; ou
Existe um mecanismo para pausar, parar ou ocultar a atualização, ou para controlar a frequência da atualização; ou
A atualização é essencial para a atividade.

2.2.3 Sem limite de tempo - Nível AAA

O limite de tempo não é uma parte essencial do evento ou da atividade apresentada pelo conteúdo, exceto para mídia sincronizada não interativa e eventos em tempo real.

5.16.1 Limite de tempo - Recomendação

Não há evento ou atividade no conteúdo com limite de tempo; ou
O limite de tempo não é parte essencial do evento ou da atividade; ou
O conteúdo é uma mídia sincronizada não interativa ou um evento em tempo real.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.16.2, Limite de tempo ajustável.

2.2.4 Interrupções - Nível AAA

As interrupções podem ser adiadas ou suprimidas pelo usuário, exceto interrupções que envolvam uma emergência.

5.16.4 Interrupções - Recomendação

Não há interrupções; ou
Existe um mecanismo para adiar ou bloquear as interrupções; ou
As interrupções envolvem uma emergência.

2.2.5 Reautenticação - Nível AAA

Quando uma sessão autenticada expira, o usuário pode continuar a atividade sem perder dados após a Reautenticação.

5.16.5 Reautenticação - Recomendação

Não há perda de dados quando uma sessão autenticada expira. O usuário pode continuar a atividade sem perda de dados após a nova autenticação; ou
A perda de dados é essencial.

2.2.6 Limites de tempo - Nível AAA

Os usuários são avisados sobre a duração de qualquer inatividade do usuário que possa causar perda de dados, a menos que os dados sejam preservados por mais de 20 horas quando o usuário não realizar nenhuma ação.

5.16.6 Tempo de inatividade - Recomendação

Não há perda de dados quando um limite de tempo de inatividade do usuário é atingido; ou
Há um aviso sobre o limite de tempo de inatividade do usuário antes da perda de dados; ou
O limite de tempo de inatividade do usuário sem perda de dados é de pelo menos 20 h.

2.3.1 Três flashes ou abaixo do limite - Nível A

As páginas web não incluem nenhum conteúdo com flash que pisca mais de três vezes no período de um segundo, ou o flash encontra-se abaixo dos limites de flash universal e flash vermelho.

5.15.4 Flash intermitente limitado - Requisito

Todo conteúdo que pisca está abaixo dos limites de flash geral e flash vermelho.

2.3.2 Três flashes - Nível AAA

As páginas web não incluem qualquer conteúdo com flash que pisca mais de três vezes no período de um segundo.

5.15.3 Flash intermitente - Recomendação

Não há conteúdo que pisque mais de três vezes em qualquer período de 1 s.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.15.4, Flash intermitente limitado.

2.3.3 Animação de interações - Nível AAA

A animação de movimento acionada por interação pode ser desativada, a menos que a animação seja essencial para a funcionalidade ou para as informações que estão sendo transmitidas.

5.15.2 Animações acionadas por interação - Recomendação

Não há animações de movimento acionadas pela interação do usuário; ou
Existe um mecanismo para desativar as animações de movimento acionadas pela interação do usuário; ou
A animação de movimento é essencial para a funcionalidade ou informação transmitida.

2.4.1 Contornar blocos - Nível A

Um mecanismo está disponível para contornar blocos de conteúdo que são repetidos em várias páginas web.

5.7.11 Links para contornar blocos de conteúdo - Recomendação

Há um ou mais links (ou outro mecanismo) que permitem contornar blocos de conteúdo na página.

5.7.12 Links para contornar blocos de conteúdo em conjunto de páginas - Requisito

Há um ou mais links (ou outro mecanismo) que permitem contornar blocos de conteúdo que se repetem em um conjunto de páginas.

2.4.2 Página com título - Nível A

As páginas web têm títulos que descrevem o tópico ou a finalidade.

5.13.1 Título da página - Requisito

A página possui um título único em relação às demais páginas do site, que a identifica.

2.4.3 Ordem do foco - Nível A

Se uma página web puder ser navegada de forma sequencial e as sequências de navegação afetarem o significado ou a operação, os componentes que podem ser focados recebem o foco em uma ordem que preserva o significado e a operabilidade.

5.1.4 Ordem de foco previsível - Requisito

Todos os elementos focáveis recebem foco em ordem sequencial lógica e intuitiva, consistente com a apresentação e que preserva o significado e a operabilidade.

2.4.4 Finalidade do link (em contexto) - Nível A

O propósito de cada link pode ser determinado a partir do link sozinho ou a partir do texto do link em conjunto com seu respectivo contexto de link determinado programaticamente, exceto quando o propósito do link for ambíguo para os usuários em geral.

5.7.3 Propósito do link sem contexto - Recomendação

Todos os links possuem texto, texto alternativo ou nome acessível que indica sua função ou destino.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.7.4, Propósito do link no contexto.

5.7.4 Propósito do link no contexto - Requisito

Todos os links possuem texto, texto alternativo ou nome acessível que, em conjunto com o contexto do link, informa sua função ou destino.

5.7.6 Links que abrem em uma nova guia ou janela - Recomendação

Não há links que abrem em uma nova guia ou janela; ou
Todos os links que abrem em uma nova guia ou janela informam isso ao usuário.

5.7.7 Links para arquivos (não HTML) - Recomendação

Todos os links para arquivos incluem no texto ou no texto alternativo a informação do formato e tamanho do arquivo; ou
O link para arquivo informa isso ao usuário de outra forma.

5.7.8 Links para sites externos - Recomendação

Todos os links para sites externos informam isso ao usuário.

5.7.9 Texto complementar do link - Recomendação

Não há texto complementar que repete o texto, texto alternativo ou nome acessível do link.

5.7.10 Links adjacentes - Recomendação

Não há links adjacentes que levam para o mesmo destino.

2.4.5 Várias formas - Nível AA

Está disponível mais de uma forma para localizar uma página web em um conjunto de páginas web, exceto quando a página web for o resultado ou uma etapa de um processo.

5.7.13 Alternativas para localização

Há mais de uma forma para encontrar uma página em um conjunto de páginas; ou
A página é o resultado ou uma etapa de um processo.

2.4.6 Cabeçalhos e rótulos - Nível AA

Os cabeçalhos e os rótulos descrevem o tópico ou a finalidade.

5.3.2 Uso de cabeçalhos - Requisito

Todos os cabeçalhos são utilizados para identificar seções de conteúdo.

5.3.3 Cabeçalho principal - Recomendação

Há um, e somente um, cabeçalho de nível 1, que identifica a página.

5.3.5 Estrutura de cabeçalhos - Requisito

Todos os cabeçalhos seguem uma estrutura hierárquica, lógica e semântica.

5.6.4 Título de tabela - Recomendação

Todas as tabelas possuem um título ou legenda que as identifica.

5.8.3 Propósito do botão - Requisito

Todos os botões possuem texto, texto alternativo ou nome acessível que indica sua função.

5.9.4 Rótulo de campo descritivo - Requisito

Todos os rótulos identificam o propósito do respectivo campo de formulário; ou
O rótulo, em conjunto com o agrupamento do campo, identifica o propósito do respectivo campo de formulário.

2.4.7 Foco visível - Nível AA

Qualquer interface de usuário operável por teclado dispõe de um modo de operação onde o indicador de foco do teclado fica visível.

5.1.1 Indicador de foco visível - Requisito

Todos os elementos focáveis possuem um indicador de foco visível.

2.4.8 Localização - Nível AAA

Informação sobre a localização do usuário dentro de um conjunto de páginas web está disponível.

5.7.14 Localização em conjunto de páginas - Recomendação

Há informação sobre a localização do usuário em relação às demais páginas ou seções do site.

2.4.9 Finalidade do link (apenas o link) - Nível AAA

Um mecanismo está disponível para permitir que o propósito de cada link seja identificado apenas pelo texto do link, exceto quando seu propósito for ambíguo para os usuários em geral.

5.2.2 Texto alternativo para imagens funcionais - Requisito

Todas as imagens funcionais possuem texto alternativo que descreve a funcionalidade do elemento.

5.7.3 Propósito do link sem contexto - Recomendação

Todos os links possuem texto, texto alternativo ou nome acessível que indica sua função ou destino.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.7.4, Propósito do link no contexto.

5.7.5 Links com identificação consistente - Recomendação

Não há links com texto, texto alternativo ou nome acessível iguais que levam para destinos diferentes.

5.7.6 Links que abrem em uma nova guia ou janela - Recomendação

Não há links que abrem em uma nova guia ou janela; ou
Todos os links que abrem em uma nova guia ou janela informam isso ao usuário.

5.7.7 Links para arquivos (não HTML) - Recomendação

Todos os links para arquivos incluem no texto ou no texto alternativo a informação do formato e tamanho do arquivo; ou
O link para arquivo informa isso ao usuário de outra forma.

2.4.10 Cabeçalhos da seção - Nível AAA

Os cabeçalhos da seção são utilizados para organizar o conteúdo.

5.3.3 Cabeçalho principal - Recomendação

Há um, e somente um, cabeçalho de nível 1, que identifica a página.

5.3.4 Seções com cabeçalhos - Recomendação

Todas as seções de conteúdo possuem um cabeçalho que as identifica.

5.3.5 Estrutura de cabeçalhos - Requisito

Todos os cabeçalhos seguem uma estrutura hierárquica, lógica e semântica.

5.6.4 Título de tabela - Recomendação

Todas as tabelas possuem um título ou legenda que as identifica.

2.4.11 Foco não obscurecido (mínimo) - Nível AA

Quando um componente de interface de usuário recebe foco do teclado, o componente não fica totalmente escondido pelo conteúdo criado pelo autor.

5.1.2 Elemento em foco totalmente visível - Recomendação

Todos os elementos focáveis estão completamente visíveis quando recebem foco.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.1.3, Elemento em foco parcialmente visível.

5.1.3 Elemento em foco parcialmente visível - Requisito

Todos os elementos focáveis estão pelo menos parcialmente visíveis quando recebem foco, considerando a sobreposição por elementos de autoria do desenvolvedor.

2.4.12 Foco não obscurecido (melhorado) - Nível AAA

Quando o componente de interface do usuário recebe foco do teclado, nenhuma parte do componente é escondida pelo conteúdo criado pelo autor.

5.1.2 Elemento em foco totalmente visível - Recomendação

Todos os elementos focáveis estão completamente visíveis quando recebem foco.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.1.3, Elemento em foco parcialmente visível.

2.4.13 Aparência do foco - Nível AAA

Quando o indicador do foco teclado estiver visível, uma área do indicador de foco atende a todos os seguintes requisitos:

  • é pelo menos tão grande quanto a área de um perímetro de 2 pixels CSS de espessura do componente ou subcomponente sem foco; e
  • tem uma relação de contraste de pelo menos 3:1 entre os mesmos pixels nos estados com foco e sem foco.

Exceções:

  • O indicador de foco é determinado pelo agente de usuário e não pode ser ajustado pelo autor; ou
  • O indicador de foco e a cor de fundo do indicador não são modificados pelo autor.
5.10.5 área do indicador de foco visível - Recomendação

O indicador de foco visível dos elementos focáveis tem área pelo menos equivalente ao perímetro do elemento com 2 pixels CSS de espessura.

5.11.6 Contraste para indicador de foco visível - Requisito

O indicador de foco visível dos elementos focáveis tem relação de contraste de pelo menos 3:1 com o fundo e entre os estados em foco e sem foco.

2.5.1 Gestos de acionamento - Nível A

Todas as funcionalidades que usam gestos multiponto ou baseados em caminhos para operação podem ser operadas com um ponteiro único sem um gesto baseado em caminho, a menos que um gesto multiponto ou baseado em caminho seja essencial.

5.8.12 Operação por gestos de ponteiro - Requisito

Toda funcionalidade operada por gestos multiponto ou baseados em caminhos pode ser operada também por um ponteiro único, sem um gesto baseado em caminho; ou
O gesto multiponto ou baseado em caminho é essencial; ou
A funcionalidade é determinada pelo agente usuário, e não modificada pelo desenvolvedor.

2.5.2 Cancelamento de acionamento - Nível A

  • Para funcionalidade que pode ser operada usando um ponteiro único, pelo menos um dos seguintes itens é verdadeiro:
  • Sem Down-Event: O down-event do ponteiro não é utilizado para executar nenhuma parte da função;
  • Interromper ou Desfazer: A conclusão da função está no up-event, e um mecanismo está disponível para interromper a função antes da conclusão ou para desfazer a função após a conclusão;
  • Ativação Reversa: O up-event reverte qualquer resultado do down-event precedente.
  • Essencial: é essencial completar a função no down-event.
5.8.11 Acionamento por ponteiro único - Requisito

Não há funcionalidade operada por ponteiro único que é acionada pelo pressionamento do ponteiro (down-event); ou
O acionamento completo da funcionalidade só é finalizado ao soltar o ponteiro (up-event), e existe um mecanismo para interromper o acionamento antes da finalização ou para desfazer o acionamento após a finalização; ou
Soltar o ponteiro reverte o acionamento ocasionado pelo pressionamento do ponteiro; ou
O acionamento completo da funcionalidade pelo pressionamento do ponteiro é essencial.

2.5.3 Rótulo em nome - Nível A

Para componentes de interface de usuário com rótulos que incluem texto ou imagens de texto, o nome contém o texto que é apresentado visualmente.

5.13.7 Texto visível no nome acessível - Requisito

Todos os componentes possuem nome acessível igual ao texto visível do componente ou do seu rótulo; ou
O nome acessível contém o texto visível, preferencialmente no início.

2.5.4 Atuação por movimento - Nível A

A funcionalidade que pode ser operada por movimento do dispositivo ou movimento do usuário pode também ser operada por componentes de interface de usuário e a resposta ao movimento pode ser desabilitada para evitar acionamento acidental, exceto quando:

  • Interface com suporte: O movimento é usado para operar a funcionalidade por meio de uma interface com suporte a acessibilidade;
  • Essencial: O movimento é essencial para a função e fazendo isso invalidaria a atividade.
5.8.14 Operação por movimento - Requisito

Toda funcionalidade operada por movimento pode ser operada também por componentes que não exigem esse modo de operação, e a resposta aos movimentos pode ser desabilitada para evitar acionamento acidental; ou
Existe um mecanismo para operar o controle de movimento de outra forma; ou
O movimento é essencial para a funcionalidade, e desabilitá-lo invalidaria a atividade.

5.9.16 Validação sensorial ou por movimento - Requisito

Todo método de validação que exige uma percepção ou capacidade motora específica possui uma alternativa que não possui a mesma exigência.

2.5.5 Tamanho do alvo (melhorado) - Nível AAA

O tamanho do alvo para entradas de ponteiro é de pelo menos 44 por 44 pixels CSS exceto onde:

  • Equivalente: O alvo está disponível por meio de um link ou controle equivalente na mesma página, com pelo menos 44 por 44 pixels CSS;
  • Em linha: O alvo está em uma sentença ou bloco de texto;
  • Controle de Agente de Usuário: O tamanho do alvo é determinado pelo agente de usuário e não é modificado pelo autor;
  • Essencial: Uma apresentação específica do alvo é essencial para as informações que estão sendo transmitidas.
5.8.6 área de acionamento (aprimorada) - Recomendação

Todos os elementos interativos têm área de acionamento de pelo menos 44 pixels CSS de altura e largura; ou
Existe um controle com função equivalente na mesma página, com área de acionamento de pelo menos 44 pixels CSS de altura e largura; ou
O elemento está em uma sentença ou bloco de texto; ou
O tamanho do elemento é determinado pelo agente de usuário; ou
O tamanho do elemento é essencial para transmitir a informação.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.8.7, área de acionamento (mínima).

2.5.6 Mecanismos de entrada simultâneos - Nível AAA

O conteúdo da Web não restringe o uso de modalidades de entrada disponíveis em uma plataforma, exceto quando a restrição é essencial, necessária para garantir a segurança do conteúdo ou obrigatória para respeitar as configurações do usuário.

5.1.14 Mecanismos de entrada simultâneos - Recomendação

Não há funcionalidade na página que restringe o uso de algum mecanismo de entrada disponível; ou
A restrição do uso do mecanismo de entrada específico é essencial, necessária para garantir a segurança do conteúdo ou para respeitar as configurações do usuário.

5.9.16 Validação sensorial ou por movimento - Requisito

Todo método de validação que exige uma percepção ou capacidade motora específica possui uma alternativa que não possui a mesma exigência.

2.5.7 Movimento de arrastar - Nível AA

Toda funcionalidade que utiliza um movimento de arrastar para uma operação pode ser alcançada por ponteiro único sem arrastar, a não ser que arrastar seja essencial ou a funcionalidade seja determinada pelo agente usuário, e não modificada pelo autor.

5.8.13 Operação por movimento de arrastar - Requisito

Toda funcionalidade operada por movimento de arrastar pode ser operada também por um ponteiro único sem movimento de arrastar; ou
O movimento de arrastar é essencial; ou
A funcionalidade é determinada pelo agente usuário, e não modificada pelo desenvolvedor.

2.5.8 Tamanho do alvo (mínimo) - Nível AA

O tamanho do alvo para entradas de ponteiro é pelo menos 24 por 24 pixels CSS, exceto quando:

  • Espaçamento: Alvos menores que o tamanho recomendado (menos de 24 x 24 pixels CSS) estão posicionados de modo que, se um círculo de diâmetro de 24 pixels CSS estiver centralizado na caixa delimitadora de cada alvo, os círculos não cruzam com outro alvo ou o círculo de outro alvo está abaixo do tamanho;
  • Equivalente: A função pode ser alcançada por meio de um controle diferente na mesma página que cumpre este critério;
  • Em linha: O alvo está em uma sentença de texto ou seu tamanho está limitado pela altura da linha do texto sem alvo;
  • Controle do agente usuário: O tamanho do alvo é determinado pelo agente de usuário e não modificado pelo autor;
  • Essencial: Uma apresentação específica do alvo é essencial ou é legalmente exigida para a informação transmitida.
5.8.6 área de acionamento (aprimorada) - Recomendação

Todos os elementos interativos têm área de acionamento de pelo menos 44 pixels CSS de altura e largura; ou
Existe um controle com função equivalente na mesma página, com área de acionamento de pelo menos 44 pixels CSS de altura e argura; ou
O elemento está em uma sentença ou bloco de texto; ou
O tamanho do elemento é determinado pelo agente de usuário; ou
O tamanho do elemento é essencial para transmitir a informação.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.8.7, área de acionamento (mínima).

5.8.7 área de acionamento (mínima) - Requisito

Todos os elementos interativos têm área de acionamento de pelo menos 24 pixels CSS de altura e largura; ou
O elemento tem espaçamento em relação aos elementos de interação adjacentes, de tal modo que a soma do tamanho do elemento mais o espaçamento é de pelo menos 24 pixels CSS em todas as direções; ou
Existe um controle com função equivalente na mesma página com área de acionamento de pelo menos 24 pixels CSS de altura e largura; ou
O elemento está em uma sentença ou bloco de texto, ou seu tamanho está delimitado pela altura da linha do texto; ou
O tamanho do elemento é determinado pelo agente de usuário; ou
O tamanho do elemento é essencial ou legalmente exigido para transmitir a informação.

3.1.1 Idioma da página - Nível A

O idioma padrão de cada página web pode ser determinado programaticamente.

5.13.2 Idioma da página - Requisito

A página tem seu idioma declarado de forma programaticamente determinada.

3.1.2 Idioma das partes - Nível AA

O idioma de cada passagem ou frase no conteúdo pode ser determinado programaticamente, exceto para nomes próprios, termos técnicos, palavras de idioma indeterminado e palavras ou frases que se tornaram parte do vernáculo do texto que as envolve.

5.13.3 Idioma das partes da página - Requisito

Todas as partes da página que possuem idioma diferente do principal têm seu idioma declarado de forma programaticamente determinada; ou
O texto é um nome próprio, um termo técnico, uma palavra em um idioma indeterminado, ou uma palavra ou frase estrangeira que se tornou parte do vernáculo do texto que a envolve.

3.1.3 Palavras incomuns - Nível AAA

Um mecanismo está disponível para identificar definições específicas de palavras ou frases utilizadas de forma incomum ou restrita, incluindo expressões idiomáticas e jargões.

5.12.10 Definições de significado - Recomendação

Há um mecanismo para identificar definições específicas de palavras ou frases usadas de forma incomum ou restrita, incluindo expressões idiomáticas e jargões.

3.1.4 Abreviaturas - Nível AAA

Um mecanismo está disponível para identificar a forma expandida ou o significado das abreviaturas.

5.12.11 Siglas e abreviaturas - Recomendação

Há um mecanismo para identificar a forma expandida ou o significado das siglas e abreviaturas.

3.1.5 Nível de leitura - Nível AAA

Quando o texto exigir uma capacidade de leitura mais avançada do que o nível de educação secundário inferior, após a remoção dos títulos e nomes próprios, está disponível um conteúdo suplementar, ou uma versão que não exija uma capacidade de leitura mais avançada do que o nível de educação secundário inferior.

5.12.12 Nível de linguagem - Recomendação

Todo conteúdo de texto utiliza linguagem simples e clara; ou
Existe conteúdo suplementar ou uma versão alternativa simplificada para linguagem especializada ou recursos linguísticos complexos.

5.6.6 Descrição para tabelas complexas - Recomendação

Todas as tabelas complexas possuem uma descrição da tabela em texto.

3.1.6 Pronúncia - Nível AAA

Um mecanismo está disponível para identificar a pronúncia específica de palavras, onde o significado das mesmas, no contexto, é ambíguo se a pronúncia não for conhecida.

5.12.13 Pronúncia identificada - Recomendação

Há um mecanismo para identificar a pronúncia específica de palavras cujo significado no contexto é ambíguo sem se conhecer a pronúncia.

3.2.1 Em foco - Nível A

Quando qualquer componente de interface do usuário recebe o foco, não inicia uma mudança de contexto.

5.8.8 Mudança de contexto previsível - Recomendação

Toda mudança de contexto é iniciada apenas a pedido do usuário; ou
Há um mecanismo para desativar essas mudanças de contexto.

5.8.9 Mudança de contexto previsível no foco - Requisito

Não há componentes acionados somente pelo foco do teclado ou posicionamento do cursor, que provocam uma mudança de contexto.

3.2.2 Em entrada - Nível A

Alterar a definição de qualquer componente de interface de usuário não provoca automaticamente uma mudança de contexto, a menos que o usuário tenha sido avisado sobre esse comportamento antes de utilizar o componente.

5.8.8 Mudança de contexto previsível - Recomendação

Toda mudança de contexto é iniciada apenas a pedido do usuário; ou
Há um mecanismo para desativar essas mudanças de contexto.

5.8.10 Mudança de contexto previsível na entrada - Requisito

Não há componentes que provocam mudança de contexto enquanto o usuário insere ou seleciona informações; ou
O usuário é avisado sobre esse comportamento antes de utilizar o componente.

5.9.1 Rótulo de campo - Requisito

Todos os campos de formulário possuem um rótulo que os identifica; ou
O campo de formulário possui propósito visualmente evidente e um nome acessível que o identifica.

5.9.14 Botão de submissão - Recomendação

Todos os formulários possuem um botão para a submissão dos dados.

3.2.3 Navegação consistente - Nível AA

Os mecanismos de navegação que são repetidos em múltiplas páginas web dentro de um conjunto de páginas web ocorrem na mesma ordem relativa a cada vez que são repetidos, a menos que uma mudança seja iniciada pelo usuário.

5.7.15 Navegação consistente - Requisito

Todos os mecanismos de navegação que se repetem em um conjunto de páginas estão na mesma ordem relativa; ou
A posição do mecanismo é alterada pelo usuário.

3.2.4 Identificação consistente - Nível AA

Os componentes que têm a mesma funcionalidade em um conjunto de páginas web são identificados de forma consistente.

5.7.5 Links com identificação consistente - Recomendação

Não há links com texto, texto alternativo ou nome acessível iguais que levam para destinos diferentes.

5.8.4 Identificação consistente na página - Recomendação

Todos os componentes que possuem a mesma funcionalidade e se repetem na página são identificados de maneira consistente.

5.8.5 Identificação consistente em conjunto de páginas - Requisito

Todos os componentes que possuem a mesma funcionalidade e se repetem em um conjunto de páginas são identificados de maneira consistente.

3.2.5 Mudança mediante solicitação - Nível AAA

As alterações de contexto são iniciadas apenas a pedido do usuário ou está disponível um mecanismo para desativar essas mudanças.

5.7.6 Links que abrem em uma nova guia ou janela - Recomendação

Não há links que abrem em uma nova guia ou janela; ou
Todos os links que abrem em uma nova guia ou janela informam isso ao usuário.

5.8.8 Mudança de contexto previsível - Recomendação

Toda mudança de contexto é iniciada apenas a pedido do usuário; ou
Há um mecanismo para desativar essas mudanças de contexto.

3.2.6 Ajuda consistente - Nível A

Se uma página web contiver qualquer um dos mecanismos de ajuda a seguir, e esses mecanismos se repetem em várias páginas dentro de um conjunto de páginas web, eles ocorrem na mesma ordem em relação a outros conteúdos das páginas, a não ser que uma mudança seja iniciada pelo usuário:

  • Detalhes de contato humano;
  • Mecanismo de contato humano;
  • Opção de autoajuda;
  • Um mecanismo de contato completamente automatizado.
5.7.16 Ajuda consistente - Requisito

Todos os mecanismos de ajuda que se repetem em um conjunto de páginas estão na mesma ordem relativa; ou
A posição do mecanismo é alterada pelo usuário.

3.3.1 Identificação do erro - Nível A

Se um erro de entrada for automaticamente detectado, o item que apresenta erro é identificado e o erro é descrito para o usuário em texto.

5.9.9 Mensagem de erro descritiva - Requisito

Todas as mensagens de erro descrevem em texto qual é o erro e identificam qual é o campo com erro.

3.3.2 Rótulos ou instruções - Nível A

Rótulos ou instruções são fornecidos quando o conteúdo exigir a entrada de dados por parte do usuário.

5.1.16 Instruções para componentes customizados - Requisito

Todos os componentes customizados que exigem interações complexas e comportamento não previsível possuem instruções para operação.

5.9.1 Rótulo de campo - Requisito

Todos os campos de formulário possuem um rótulo que os identifica; ou
O campo de formulário possui propósito visualmente evidente e um nome acessível que o identifica.

5.9.2 Rótulo de campo previsível - Requisito

Todos os rótulos estão posicionados de maneira previsível em relação aos respectivos campos de formulário.

5.9.5 Textos de ajuda previsíveis - Requisito

Todos os textos de ajuda estão posicionados de maneira previsível em relação aos campos do formulário.

5.9.7 Campos obrigatórios - Requisito

Todos os campos obrigatórios estão devidamente identificados, de forma que todos possam perceber.

3.3.3 Sugestão de erro - Nível AA

Se um erro de entrada for automaticamente detectado e forem conhecidas sugestões de correção, então as sugestões são fornecidas ao usuário, a menos que coloque em risco a segurança ou o propósito do conteúdo.

5.9.10 Sugestão de correção - Requisito

Todas as mensagens de erro fornecem sugestões de correção de entrada de dados, quando conhecidas; ou
A sugestão de correção coloca em risco a segurança ou o propósito do conteúdo.

3.3.4 Prevenção de erros (legais, financeiros, de dados) - Nível AA

Para páginas web que façam com que ocorram responsabilidades jurídicas ou transações financeiras para o usuário, que modificam ou eliminam dados controláveis pelo usuário em sistemas de armazenamento de dados, ou que enviem respostas de teste do usuário, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:

  • Reversível: Os envios de informações são reversíveis.
  • Verificado: Os dados introduzidos pelo usuário são verificados quanto à existência de erros de entrada e é oferecida ao usuário uma oportunidade de corrigi-los.
  • Confirmado: Um mecanismo está disponível para rever, confirmar e corrigir as informações antes de finalizar o envio.
5.9.11 Prevenção de erro - Recomendação

Todos os formulários permitem uma forma de reverter, verificar ou confirmar os dados.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.9.12, Prevenção de erro para formulários críticos.

5.9.12 Prevenção de erro para formulários críticos - Requisito

Todos os formulários críticos permitem uma forma de reverter, verificar ou confirmar os dados.

3.3.5 Ajuda - Nível AAA

Está disponível ajuda contextual.

5.9.13 Ajuda contextual - Recomendação

Há ajuda contextual, como instruções e dicas relevantes, que auxilia o usuário a preencher e enviar os formulários.

3.3.6 Prevenção de erros (todos) - Nível AAA

Para páginas web que exijam que o usuário envie informações, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:

  • Reversível: As submissões são reversíveis.
  • Verificado: Os dados introduzidos pelo usuário são verificados quanto à existência de erros de entrada e é oferecida ao usuário uma oportunidade de corrigi-los.
  • Confirmado: Um mecanismo está disponível para rever, confirmar e corrigir as informações antes de finalizar o envio.
5.9.11 Prevenção de erro - Recomendação

Todos os formulários permitem uma forma de reverter, verificar ou confirmar os dados.
NOTA Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.9.12, Prevenção de erro para formulários críticos.

3.3.7 Entrada redundante - Nível A

Informações previamente introduzidas ou fornecidas pelo usuário que devem ser introduzidas novamente no mesmo processo são:

  • preenchidas automaticamente ou
  • disponíveis para o usuário selecionar.

Exceto quando:

  • a reentrada de informações é essencial,
  • a informação é exigida para garantir a segurança do conteúdo, ou
  • informações já inseridas não são mais válidas.
5.9.15 Reentrada de dados - Requisito

Todos os campos de entrada que exigem dados previamente inseridos são preenchidos automaticamente ou estão disponíveis para seleção; ou
A reentrada de dados é essencial; ou
A informação inserida é necessária por segurança; ou
A informação previamente inserida não é mais válida.

3.3.8 Autenticação acessível (mínimo) - Nível AA

Um teste de função cognitiva (como se lembrar de uma senha ou resolver um quebra-cabeças) não é exigido para qualquer passo no processo de autenticação, a não ser que esse passo forneça pelo menos um dos elementos a seguir:

  • Alternativa: Outro método de autenticação que não depende de um teste de função cognitiva.
  • Mecanismo: Um mecanismo está disponível para ajudar o usuário a completar o teste de função cognitiva.
  • Reconhecimento de objeto: O teste de função cognitiva consiste em reconhecer objetos.
  • Conteúdo pessoal: O teste de função cognitiva consiste em identificar conteúdo não textual que o usuário fornece ao website.
5.9.17 Autenticação acessível (aprimorado) - Recomendação

Não há testes de função cognitiva em processos de autenticação; ou
Há um método de autenticação alternativo sem teste de função cognitiva; ou
Há um mecanismo para auxiliar o usuário a completar o teste de função cognitiva.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.8.18, Autenticação acessível (mínima).

5.9.18 Autenticação acessível (mínima) - Requisito

Não há testes de função cognitiva em processos de autenticação; ou
Há um método de autenticação alternativo sem teste de função cognitiva; ou
Há um mecanismo para auxiliar o usuário a completar o teste de função cognitiva; ou
O teste é um método de reconhecimento de objetos; ou
O teste serve para identificar um conteúdo não textual fornecido pelo usuário.

3.3.9 Autenticação acessível (melhorado) - Nível AAA

Um teste de função cognitiva (como se lembrar de uma senha ou resolver um problema) não é exigido para qualquer passo no processo de autenticação, a não ser que esse passo forneça pelo menos uma das opções a seguir:

  • Alternativa: Outro método de autenticação que não depende de um teste de função cognitiva.
  • Mecanismo: Um mecanismo está disponível para ajudar o usuário a completar o teste de função cognitiva.
5.9.17 Autenticação acessível (aprimorado) - Recomendação

Não há testes de função cognitiva em processos de autenticação; ou
Há um método de autenticação alternativo sem teste de função cognitiva; ou
Há um mecanismo para auxiliar o usuário a completar o teste de função cognitiva.
NOTA: Cumprindo o descrito neste item, cumpre-se também o item 5.8.18, Autenticação acessível (mínima).

4.1.2 Nome, função, valor - Nível A

Para todos os componentes de interface de usuário (incluindo, mas não se limitando a: elementos de formulário, links e componentes gerados por scripts), o nome e a função podem ser determinados programaticamente; os estados, as propriedades e os valores, que possam ser definidos pelo usuário, podem ser definidos programaticamente; e a notificação sobre alterações destes itens está disponível para os agentes de usuário, incluindo as tecnologias assistivas.

5.4.5 Regiões identificadas unicamente - Requisito

Todas as regiões do mesmo tipo possuem um nome acessível

5.8.3 Propósito do botão - Requisito

Todos os botões possuem texto, texto alternativo ou nome acessível que indica sua função.

5.9.1 Rótulo de campo - Requisito

Todos os campos de formulário possuem um rótulo que os identifica; ou
O campo de formulário possui propósito visualmente evidente e um nome acessível que o identifica.

5.13.4 Título do frame - Requisito

Todo frame ou iframe possui um título único, que o identifica.

5.13.10 Componentes com nome acessível - Requisito

Todos os componentes que requerem identificação por nome possuem um nome acessível.

5.13.12 Semântica de componentes customizados - Requisito

Todos os componentes customizados possuem semântica, incluindo função, estados, propriedades e valores, determinada programaticamente, incluindo as alterações desses itens.

5.13.13 Estados, propriedades e valores de componentes customizados - Requisito

Todos os componentes de interface de usuário, cujos estados, propriedades e valores possam ser definidos pelo usuário, permitem que esses atributos sejam definidos programaticamente.

4.1.3 Mensagens de status - Nível AA

Em conteúdo implementado que usa linguagens de marcação, as mensagens de status podem ser determinadas programaticamente por meio da função ou de propriedades, de modo que possam ser apresentadas ao usuário por tecnologias assistivas sem receber foco.

5.8.15 Controles com retorno - Recomendação

Todos os controles têm um retorno (feedback) perceptível ao usuário quando são acionados.

5.13.8 Mensagens de status - Requisito

Todas as mensagens de status são determinadas programaticamente, de modo que não seja necessário que os usuários de tecnologia assistiva tenham que dar foco no elemento.